sábado, 16 de janeiro de 2010

CUIDADOS BÁSICOS COM SEU GATINHO *


CUIDADOS BÁSICOS COM SEU GATINHO

VERMINOSE
Os locais onde ficam os animais é importante que sejam mantidos em boas condições de limpeza.
Para defecar e urinar, os gatos necessitam de uma caixa de areia, que deve ser colocada, em um local oposto ‘a refeição. Limpe a caixa de areia diariamente.
Os gatos devem ser desverminados, com vermífugos específicos para gatos, desde novos aos 20 dias. Pois alguns parasitas internos são transferidos das mães para os filhotes, consequentemente determinando o nascimento de filhotes infestados.
Quando adulto faz a desverminacao após 15 dias o reforço, pois o ciclo evolutivo dos vermes é de 21 dias, então quebra o ciclo. A periodicidade é a cada três meses.
O gato transmite para o homem a toxoplasmose, mantendo-o desverminado, isto não ocorre.

BANHO
Cuidar da higiene do gato ajuda a mante-lo saudável. O ideal é habitua-lo a partir dos três meses de idade. Escovar os animais todos os dias, equivale como um banho. Pois abaixo dos pêlos existe uma microcirculaçao periférica, então a escovaçao ativa a microcirculacao deixando os pêlos bonitos e sedosos além de remover os pelos mortos. Deve-se banhá-lo com água morna, utilizar xampu para gatos e secá-los com secador. Cuidar com os ouvidos, colocando um tampão de algodão, para não entrar água nos ouvidos. Pois a água pode provocar otite(Inflamação do conduto auditivo). Limpe os ouvidos uma vez por mês, com algodão embebido em solução de limpeza.

DENTES E GENGIVA
É com a boca que o gato se alimenta, caça e se defende. Problemas ligados aos dentes, que desempenham um papel fundamental nessas atividades, são os que mais o atingem. Afetam 85% dos adultos, segundo estatísticas do American Veterinary Dental College, nos E.U.A a gengivite provocada pelo acumulo de placas bacteriana é o mal mais frequente de todos, de acordo com o veterinário da Feline Centre Universty of Bristol , na Inglaterra, Andrew Sparkes. Os gatos adultos começam a apresentar os problemas a partir dos dois anos de idade.
As placas são compostas de bactérias, proteínas, restos alimentares, células mortas e saliva. Uma forma de prevenir o problema é usar rações comerciais secas e duras , ajudam a limpar os dentes por abrasão. Deve-se escovar os dentes dos gatos diariamente, utilize escova e pasta de dentes, própria para gatos.
Comece aos dois meses de idade , para acostumá-los.

PARASITAS
Para evitar parasitas externos indesejáveis como piolho, pulga e carrapato, utilize spot pour on para felinos mensalmente. Não esqueça de utilizar um inseticida de ambiente a cada três meses nas instalações que o gato habita.

VACINAÇÃO
Com respeito a prevenção de doenças infecto-contagiosa, deve-se vacinar o seu gatinho aos dois meses de idade, repetindo a dose após um mês. Aos quatro meses vacina contra a anti-rábica. Deve vacinar o gato anualmente. A vacina cobrirá contra rinotraqueíte e calicivirose, provocada por vírus atinge o sistema respiratório, Clamidiose, provocado por vírus e bactéria, atinge o sistema respiratório e conjuntivite. Panleucopenia, também causadas por vírus, provoca,diarréia. Leucemia felina, causada por um retrovírus, que compromete as defesas imunológicas do seu gato. Leve seu animalzinho regularmente ao veterinário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário